30/05/2012


Santa Casa de Buritama oferece alimentação saudável aos pacientes
  
Pratos saudáveis são priorizados pela Santa Casa de Misericórdia São Francisco de Buritama todos os dias aos pacientes internados e aos acompanhantes. A alimentação saudável e equilibrada corresponde a uma alimentação variada, contendo proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio, minerais e vitaminas.
Em todo tratamento, desde a internação até a alta médica, é preciso oferecer atendimento de qualidade para a população de Buritama e região. A alimentação saudável é um ingrediente importante na melhora da saúde do paciente.
De acordo com a nutricionista, Delma Dilmara dos Santos Figueiredo, a alimentação produzida dentro da Santa Casa contém nutrientes adequados para o desenvolvimento e melhora do estado de saúde dos pacientes.
“Nossos cardápios são elaborados diariamente, sendo composto por prato protéico [carne vermelha ou branca], guarnição [legumes variados refogados], arroz, feijão, saladas e sobremesa”, explica.

Os pacientes recebem orientação sobre o consumo de alimentos saudáveis

  A nutricionista explicou também sobre a importância do acréscimo das refeições. O cardápio passou de quatro ao dia para seis refeições. Segundo ela, os pacientes recebem orientações sobre os benefícios de uma boa alimentação e para mudar os hábitos alimentares - na tentativa de obter mais qualidade de vida.
Para Joana Canovas Gonçalves, a alimentação da Santa Casa é ótima. “A comida é saudável e tudo que vem eu gosto. Pra mim está ótima”. Giovana dos Santos Souza também aprova a alimentação. “A comida é ótima, muito gostosa, as funcionárias da cozinha são educadas, além de ter serviço de nutrição e a refeição é balanceada”. Já Ana Cristina da Silva Bueno disse que as refeições são boas.
Conforme Figueiredo são oferecidos café da manhã, lanche da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia noturna. O aumento das refeições se deve a colaboração da população de Buritama e região durante a coleta de alimentos nos supermercados da cidade.
A meta é oferecer alimentos saudáveis e levar informação sobre a mudança nos hábitos alimentares. “O objetivo é orientar o paciente para que ele entenda a importância do fracionamento e de ter uma alimentação balanceada, tanto para recuperação, como na prevenção de várias patologias decorrentes de maus hábitos alimentares, assim como doenças cardiovasculares e diabetes”, afirma Figueiredo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário