23/05/2012


Campanha de vacinação da gripe termina sexta-feira

A Santa Casa de Buritama informa que a campanha de vacinação da gripe encerra na próxima sexta-feira, 25, no Estado de São Paulo. Desde o último dia 5, a rede municipal de saúde vacina os grupos de idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, profissionais de saúde e indígenas.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, a adesão de gestantes é considerada baixa. A meta é vacinar até sexta-feira mais de 5 milhões de paulistas, o que equivale a 80%, dos 6,6 milhões de pessoas que compõem o público-alvo da campanha.
Este ano os grupos também serão imunizados contra dois tipos de vírus influenza: A H3N2 e B, além da H1N1 - tipo que se disseminou uma pandemia em 2009 pelo mundo.

A vacina é o principal meio para não contrair a H1N1 e evitar uma nova pandemia

As crianças paulistas entre seis meses de idade e menores de dois anos deverão tomar duas doses da vacina contra a gripe. A segunda dose deverá ser aplicada um mês após a primeira. A medida vale para crianças que estiverem participando pela primeira vez da campanha de imunização, neste ano. Crianças que já foram levadas aos postos de saúde na campanha de 2011 só precisarão receber uma dose neste ano.
A imunização contra a gripe foi introduzida em 1999 no calendário do SUS (Sistema Único de Saúde), pelo Ministério da Saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário