02/05/2012


Frentes Parlamentares de apoio as Santas Casas serão implantadas no Brasil

A Frente Parlamentar de apoio as Santas Casas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a CMB (Confederação das Misericórdias do Brasil), a Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), a AMB (Associação Médica Brasileira), a APM (Associação Paulista de Medicina), entre outras entidades se mobilizam para obter cerca de 1,5 milhões de assinaturas.
O objetivo é apresentar uma emenda popular a exemplo do projeto de Lei da Ficha Limpa para votação no Congresso Nacional. A meta é a aprovação de que 10% do orçamento da União sejam destinados a saúde.
Durante o 21º Congresso da Fehosp realizado de 24 a 27 de abril, em Campinas, representantes das federações das santas casas de todo país se reuniram com o presidente da CMB, José Reinaldo de Oliveira Júnior, para discutir a Frente Parlamentar de apoio as santas casas.

A meta é ampliar e fortalecer o apoio as santas casas de todo o país 

Participaram da reunião o Deputado Estadual Itamar Borges - coordenador da Frente Parlamentar de Apoio as Santas Casas da Assembleia Legislativa de São Paulo, Paulo Olivier representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o presidente do Conselho Administrativo da Santa Casa de Buritama Renato Rodrigues Pimentel Leite - integrante da Frente Parlamentar.
O deputado Borges apresentou três propostas no congresso. Foram discutidas a criação das frentes parlamentares em todos os estados, frentes parlamentares municipais e coleta de assinaturas. No caso da Frente Parlamentar Municipal, o município de Buritama foi a primeira cidade do país a implantar este trabalho.
Conforme Renato Leite, a representatividade fortalece o movimento como todo.“É fundamental a criação das frentes parlamentares estaduais e municipais de apoio as santas casas no Brasil, pois as santas casas representam mais de 55% dos atendimentos do SUS e a defasagem da tabela do SUS é de aproximadamente 40%”, declara.
Conforme Leite, é importante a inserção da população no projeto das frentes parlamentares. “Está na hora da população se mobilizar e mostrar aos Governos que a saúde precisa de mais recursos urgentes e a forma de fazer isto é assinar o abaixo assinado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário