31/05/2012


Santa Casa de Buritama alerta sobre o Dia Mundial Sem Tabaco

A Santa Casa de Misericórdia São Francisco informa que hoje, dia 30, comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco. A data surgiu a partir de uma série de eventos desencadeados no mundo desde 1987. A intenção é alertar a população sobre os malefícios advindos do uso do tabaco.
Para a OMS (Organização Mundial de Saúde), o fumo é uma das principais causas de morte no mundo. No entanto, segundo informações do órgão o cenário é trágico. O tabaco mata cerca de 6 milhões de pessoas todos os anos. Este número, aproximadamente 600 milhões são fumantes passivos.
Para sensibilizar a sociedade foi lançada este ano uma campanha com o tema “Interferência da Indústria do Tabaco”. Segundo a OMS, a intenção é refletir e combater medidas agressivas tomadas pelas indústrias.

Os fumantes estão propensos a danos à saúde. Entre os perigos estão vários tipos de câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, além de mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo. Outro agravante está na linha de produção do tabaco. Há fatores que afetam o meio ambiente como uso de agrotóxicos, desmatamento, agricultores doentes, incêndio e poluição nas ruas e rios.
De acordo com a OMS, mais de 8 milhões de pessoas deverão morrer até o ano de 2030, sendo mais de 80% em países de baixa e média renda.

Crédito da foto: www.meuportugal.com.br/2011/05/31/dia-mundial-sem-tabaco-tem-iniciativas-por-todo-o-pais/ (foto retirada do site)

Nenhum comentário:

Postar um comentário