04/05/2012


Santa Casa de Buritama alerta sobre lavagem de mãos

A Santa Casa de Misericórdia São Francisco de Buritama alerta sobre a importância da lavagem das mãos para combater as doenças infectocontagiosas. A data é celebrada mundialmente no dia 5 de maio. Os cuidados básicos devem passar pela higienização das mãos para evitar o contágio de doenças.
De acordo com a enfermeira-técnica responsável, Patrícia Antonio Pereira do Nascimento, é importante reforçar as orientações para os pacientes sobre a limpeza adequada das mãos. Informou ainda que os hábitos diários de limpeza ajudam a evitar a propagação das doenças e diminuem o risco de infecção hospitalar.

Com a lavagem das mãos  é possível combater o risco de infecção hospitalar

“Todos os cuidados básicos com as mãos contribuem para aumentar a segurança no atendimento hospitalar, além de incentivar e fortalecer o hábito de lavar as mãos com mais frequência o que evita a transmissão de infecções nos pacientes internados”, ao afirmar que a Santa Casa também instalou na entrada do pronto-socorro e nos quartos de internação dispenser de álcool em gel para a higienização.
Segundo Nascimento, as mãos constituem a principal via de transmissão de microorganismos durante a assistência prestada aos pacientes. “A pele é um reservatório de diversos microorganismos que podem se transferir de uma para outra, por meio do contato direto, por isso que é fundamental lavar as mãos em todos os procedimentos realizados com o paciente”, finaliza.

Controle de infecções no serviço de saúde

·      Antes e após o contato direto com os pacientes;
·      Após remoção das luvas;
·      Antes de realizar procedimentos assistenciais e manipular dispositivos invasivos, independentemente do uso de luvas;
·      Após risco de exposição a fluídos corporais, membrana mucosa, pele não intacta e curativos de feridas;
·      Ao mudar de um sítio corporal contaminado para outro, limpo, durante ao cuidado ao paciente;
·      Após contato com objetos inanimados (inclusive equipamento médico) e superfícies imediatamente próximas ao paciente.

FONTE: Diretrizes da OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre higienização das mãos em serviços de saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário