03/05/2012


Cartão SUS é obrigatório para atendimento médico

O cadastro do Cartão Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) identifica o usuário e seu domicílio de residência. Com a emissão do cartão, é possível marcar consultas e exames, ter acesso a medicamentos e o acompanhamento dos pacientes pelos profissionais de saúde.
Desde o início de março de 2012 é obrigatório a apresentação do cartão para atendimento na rede municipal de saúde. Para as pessoas com plano de saúde a data limite é até o dia 5 de junho deste ano. Cada pessoa terá seu cartão com um número identificador - o que facilitará no atendimento médico.
Com o cartão, o atendente consegue visualizar dados de qualquer parte do país. Segundo informações da ANS (Agência Nacional de Saúde) a implementação do cartão garante atendimento integrado ao cidadão.

O cartão do SUS se tornou uma exigência para o atendimento médico

Conforme a Diretora de Saúde, Chislaine Cristina Batista da Cunha, se o paciente estiver com o cadastro na UBS (Unidade Básica de Saúde) ele não precisa apresentá-lo em todas as consultas médicas sendo que no sistema de informação fica gravado o número do cartão. Segundo dados do Departamento Municipal de Saúde constam 13.165 cartões provisórios e 9.048 cartões definitivos.
De acordo com o gestor administrativo da Santa Casa, Antônio Marcos Ferraz, é importante a população ter conhecimento da importância em realizar o cadastro do Cartão Nacional do SUS.
“Precisamos orientar a população que ela tem um plano de saúde, o SUS e, assim como os demais planos, estar com o Cartão Nacional do SUS no atendimento em uma unidade de saúde conveniada ao SUS, contribuirá para um melhor atendimento médico”, afirma.

SERVIÇO

Para ter o Cartão Nacional do SUS é preciso se dirigir a Vigilância Sanitária ou procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais perto da sua casa com os seguintes documentos: para maiores de idade – carteira de identidade ou certidão de nascimento ou ainda certidão de casamento e comprovante de residência. Para os menores de idade é necessário ter em mãos a certidão de nascimento, comprovante de residência e documentação de identidade da mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário