15/05/2012


Santa Casa de Buritama informa sobre os riscos da infecção hospitalar

O dia 15 de maio é marcado no calendário da saúde como o dia de Combate a Infecção Hospitalar. A data é lembrada pela Santa Casa de Buritama pela importância dos riscos para o paciente. O período relembra a descoberta do médico Ignaz Philipp Semmelweis, nascido na Hungria, em Ofen, que relacionou à falta de higiene as infecções hospitalares.
Com pequenas atitudes associadas aos hábitos de higiene os profissionais de saúde podem minimizar e reverter a situação da contaminação. Médicos, enfermeiros, auxiliares e todos os profissionais que trabalham na área da saúde devem conhecer e praticar as medidas de limpeza, esterilização e desinfecção.
Conscientizar os profissionais da saúde é a principal ação para combater a infecção hospitalar

“O transporte de microorganismos como, por exemplo, as bactérias, para os pacientes internados sejam os que vão submeter à cirurgia ou internados para tratar uma doença, ou seja, a melhor prevenção para não se ter uma infecção é a lavagem correta das mãos, após também manusear ou realizar qualquer procedimento”, explica a enfermeira-técnica responsável Patrícia Antônio Pereira do Nascimento.
Para combater a infecção hospitalar é preciso ter consciência sobre os atos realizados dentro do ambiente hospitalar. Ao seguir as regras determinadas é possível garantir um local mais saudável e seguro para os profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes.

Veja como você pode ajudar:

·         Lavar as mãos antes e após o contato com os pacientes; 
·         Limpar o ambiente e os materiais utilizados no dia-a-dia dentro do hospital;
·         Após ir ao banheiro e assoar o nariz;
·         Ao entrar ou sair de áreas de isolamento;
·         Antes das refeições;
·         Ao sair do trabalho;
·         Entre procedimentos com os mesmos pacientes, quando houver risco de contaminação
·         Esterilizar os materiais usados nos pacientes; 
·         Fazer controle de qualidade de todos os processos de aquisição de materiais, procedimentos e rotinas garante a minimização dos riscos de infecção hospitalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário